Estúdio Módulo é finalista de concurso para uma clínica dentária e instituto de formação em Ruanda

O escritório paulistano Estúdio Módulo, dirigido por Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon, foi um dos finalistas do concurso internacional Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute. Organizado pela Archstorming, em parceria com a His Hands On Africa (HHOA), o concurso tinha como objetivo escolher o projeto que será construído e abrigará uma clínica dentária e um instituto de formação em Kigali, capital do Ruanda.

Estúdio Módulo é finalista de concurso para uma clínica dentária e instituto de formação em Ruanda - Mais Imagens+ 8

Conheça, a seguir, a proposta finalista acompanhada de seu memorial.

Do escritório: A proposta para o centro odontológico HOPE, em Kigali, capital da Ruanda, relaciona-se com o entorno e a paisagem de maneira delicada. Através do desenho de uma linha ordenadora de caminhos e programas, o complexo foi pensado para melhor atender ao edital vencendo o desnível de 34 metros de modo acessível.

Esquema da estratégia de ocupação do terreno. Image Cortesia de Estúdio Módulo

Partindo do acesso principal, uma diagonal rasga volumes e cria um passeio. A linha enquadra a paisagem e aponta para o Memorial do Genocídio de Kigali - a 300 metros do local.

Vista geral do conjunto. Image Cortesia de Estúdio Módulo

Essa linha se dobra e transforma-se em rampas, caminhos e escadas, levando aos edifícios que são distribuídos em seu trajeto. Uma série de pátios foram desenhados ao longo do zig-zag, criando uma rede de espaços abertos e agradáveis ​​entre os edifícios.

Isométrica. Image Cortesia de Estúdio Módulo

Próximo da nova via de acesso, o edifício 01 (clínica odontológica e centro de treinamento) possui um pátio generoso que articula as áreas sociais - cafeteria, sala de conferências e capela ecumênica. Reservada e segregada do volume principal, a capela possui geometria própria, feita apenas de pedra. Dessa forma, a quietude e a austeridade do espaço religioso são respeitadas.

Passeio. Image Cortesia de Estúdio Módulo

O edifício do alojamento (03) foi projetado de forma linear, com todos os quartos abrindo para a vista panorâmica. Além disso, o posicionamento fornece o sol da manhã a todos os dormitórios. A mesma lógica foi aplicada ao pavilhão administrativo, próximo ao armazém. 

Passeio. Image Cortesia de Estúdio Módulo

A separação do programa do edifício 02 em dois volumes cria uma melhor relação entre esses elementos. Eles são conectados por um bloco de circulação vertical que organiza a grande diferença de nível entre o pavilhão administrativo e o armazém. Localizado na parte mais baixa do terreno, ele fica nivelado com a rua existente, facilitando o estacionamento dos caminhões à doca.

Fachada. Image Cortesia de Estúdio Módulo

A escolha dos materiais se deu a partir da observação dos conhecimentos e técnicas locais, aplicados de modo elegante no projeto. A rocha vulcânica local faz a transição entre os volumes e o chão. Os planos brancos e sua textura áspera exacerbam o caráter artesanal dos métodos locais de construção. Além disso, o uso de tijolos intercalados divide espaços sem bloquear a visão, a luz e a circulação de ar. Em todo o complexo, as janelas e suas aberturas agem como molduras que, além de permitir a entrada de vento e luz, miram as colinas de Ruanda.

Vista da fachada. Image Cortesia de Estúdio Módulo

FICHA TÉCNICA

  • Arquitetura: Estúdio Módulo
  • Autoria: Ana Mamede, Érica Tomasoni, Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon.
  • Colaboradores: Lucas Zabeu Cunha e Vinicius Rossi.
  • Local: Kigali, Ruanda
  • Cliente/organização: His Hands on Africa
  • Data: Março, 2020
  • Área: 3.320m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estúdio Módulo é finalista de concurso para uma clínica dentária e instituto de formação em Ruanda" 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937255/estudio-modulo-e-finalista-de-concurso-para-uma-clinica-dentaria-e-instituto-de-formacao-em-ruanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.